Olíbano e Mirra, presentes do Menino Jesus!

Por Cris Marcondes

A história dos três reis magos do oriente, e a sua viagem seguindo a estrela de Belém quando trouxeram presentes para o menino Jesus, o ouro, olíbano e mirra, está escrita no Evangelho de Mateus, no capítulo 2:1-12.

Os presentes que os magos trazem para o Menino têm um rico significado simbólico. O ouro é o metal precioso por excelência e simboliza a regalidade. O olíbano, também conhecido como incenso, um perfume que se queima, é usado durante as celebrações rituais e venerações religiosas e é o símbolo da divindade. A mirra vem de uma planta medicinal que, misturada com óleo, era usada para fins medicinais, cosméticos e religiosos e também para embalsamar os corpos, simbolizando o futuro sofrimento redentor de Cristo.

Mas você sabia que o olíbano e a mirra são óleos essenciais? E o mais importante, você sabia que nos dias de hoje esses óleos essenciais estão sendo estudados por pesquisadores e que demonstram resultados incríveis pra nossa saúde? Então, leia esse artigo até o final que você vai entender a importância desses óleos essenciais até mesmo para futuros tratamentos do Câncer!!!!

Em 2013, a Universidade de Leicester convenientemente publicou logo antes do Natal, o que reavivou essa teoria. De acordo com o seu comunicado à imprensa, a pesquisa financiada pelo governo de Omani (pela primeira vez) descobriu que o olíbano tem a capacidade de atingir as células do câncer em pacientes com câncer de ovário em fase avançada. E isso devido a AKBA (ácido acetil-11-ceto-beta-boswellico).(1) De acordo com a pesquisadora principal Kamla Al-Salmani:  

“Após um ano de estudo do composto AKBA com linhas de células de câncer de ovário in vitro, conseguimos mostrar que ele é eficaz na morte das células cancerígenas. O Olíbano é tomado por muitas pessoas sem efeitos colaterais conhecidos. Esta descoberta tem um enorme potencial para ser levada a um ensaio clínico no futuro e se tornou um tratamento adicional para o câncer de ovário.”


Ácido Boswellico e Beta-Elemene


Fórmula Essencial

Tornou-se evidente que o ácido boswellico é um composto adequado para matar células cancerígenas, e os pesquisadores testaram o óleo essencial de olíbano para determinar se ele pode desempenhar um papel na oncologia.

Embora ainda não se tem certeza quanto ao(s) mecanismo(s) exato(s) explicando por que o óleo essencial de olíbano é benéfico para pacientes com câncer, algumas pesquisas recentes sugerem que o Beta-elemene – um terpeno de combate ao câncer encontrado no olíbano e mirra com a capacidade de atravessar a barreira hemato-encefálica, pode ser parcialmente responsável.


Conforme indicado pelo Memorial Sloan Kettering Cancer Center:
“O beta-elemene é um composto encontrado em plantas como o aipo, a hortelã e em muitos outros usados na medicina tradicional. Embora a forma pura não seja usada como suplemento dietético, alguns pacientes com câncer usam ervas superiores em beta-elemene como tratamento. O beta-elemene demonstrou prevenir o crescimento de células cancerígenas em células de laboratório por diferentes mecanismos, e algumas outras até já foram feitas em humanos porém ainda é necessário fazer mais pesquisas”.


Alguns até sugerem que a quantidade de β-elemene que o olíbano e a mirra contém, poderiam muito bem explicar por que tantas pessoas afirmam que ambos os óleos têm sido fundamentais para elas. No final das contas, uma vez que conhecemos as propriedades básicas de uma erva, raiz ou resina, podemos determinar as melhores maneiras de utilizá-la. Vamos analisar mais de perto o que os componentes do olíbano significam para nossas vidas diárias.


Mais do que Apenas Câncer


As pessoas que adicionaram Boswellia ao seu plano natural de cuidados de saúde podem encontrar-se e experimentar benefícios duplos deste óleo essencial milagroso.


Para muitos pacientes com câncer, há um momento em que o tratamento torna-se pior do que o próprio câncer. É neste ponto que a qualidade de vida e a supressão de sintomas é o ponto central para muitos diagnosticados com esta doença mortal. Debilitante em si mesmo, esse efeito colateral do câncer pode fazer do fato de ter câncer algo absolutamente miserável.


Tomemos, por exemplo, pacientes com câncer de cérebro que vivenciam edema cerebral (inchaço na cabeça) depois de ter seus tumores irradiados. Normalmente, essas pessoas são tratadas com dexametasona e outros corticosteroides para controlar o inchaço, mas isso é feito a um grande custo porque as complicações mortais dos esteroides são ilimitadas. Infelizmente, essas pessoas sofrem sobrecarga tóxica das drogas que deveriam ajudá-los em primeiro lugar, e tem dores de cabeça, enxaquecas e podem até lidar com visão turva por causa dos tratamentos com esteroides.

Felizmente, o olíbano oferece uma solução natural e viável para este horrível problema. Em 2011, a revista Câncer publicou os resultados de um estudo clínico de 44 pessoas, avaliando como o edema cerebral ocorreu em pacientes com câncer de cérebro que foram aleatoriamente designados para radioterapia. Surpreendentemente, 60% dos pacientes apresentaram redução de 75% ou mais no inchaço cerebral após terem sido tratados com 4200 mg / dia de olíbano!! Estes resultados são tão importantes que os cientistas estão estimulando a comunidade médica a considerar a prescrição desse potente óleo essencial em vez de esteroides para pacientes com câncer designados à radioterapia.

Esperamos que isso se espalhe rapidamente nos círculos de tratamento do câncer. Quem sabe o que poderia acontecer se mais pessoas utilizassem essa abordagem. Como vimos acima, já foi comprovado em laboratório que a Boswellia serrata pode matar células cancerígenas e evitar que os tumores cresçam, o céu é o limite para pessoas que seguem diretrizes de saúde naturais.


Olíbano e Função Imunológica

Fórmula Essencial


Um crescente número de pesquisas recentemente abriu as portas para nossa compreensão do por que o olíbano é tão benéfico para a nossa saúde. Em um estudo publicado pela Pesquisa Fitoterápica (Phytotherapy Research), por exemplo, quando os ratos tomaram 1-10 mg de Boswellia serrata por via oral, descobriu-se que, vários níveis de seu sistema imunológico foram estimulados, incluindo:


 Citocinas (interferão gama, interleucina-4 e fator alfa de necrose tumoral)
 Reação de hipersensibilidade atrasada (no início era 24 horas, reação atrasada em 48 horas)

  •  Imunoglobulinas (IgG e IgM)
  •  Interações de células T (ou seja, CD4 / CD8, que geralmente são baixas em pacientes com AIDS)


Em termos leigos, o olíbano pode reforçar o sistema imunológico como nenhum outro! Duas formas fundamentais para isso é a proliferação de linfócitos (glóbulos brancos, que são a equipe de defesa primária do corpo) e mantendo a inflamação à distância (o que é indiscutivelmente o principal fator de risco para a maioria das doenças crônicas). Isso também pode explicar por que Boswellia serrata é tão eficaz no tratamento de doenças autoimunes como bronquite asmática, doença de Crohn, artrite reumatoide, e colite ulcerativa.


Recomendações do Óleo de Olíbano:


Para ajudar a reforçar a imunidade e como uma técnica de prevenção ao câncer adicione 3 gotas de cada, óleo de olíbano e de mirra a um difusor.

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais

Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.

Nota: As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.



Referências:

https://www.mskcc.org/cancer-care/integrative-medicine/herbs/beta-elemene
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3796379/
https://www.researchgate.net/publication/270275886_Frankincense_as_a_Potentially_Novel_Therapeutic_Agent_in_Ovarian_Cancer
https://bmccomplementalternmed.biomedcentral.com/articles/10.1186/1472-6882-96
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22171782
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23850473
http://www.oapublishinglondon.com/article/656
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23500016
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22066019
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21287538
https://www.spandidos-publications.com/ol/6/4/1140?wptouch_preview_theme=enable
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/?term=frankincense+essential+oil+cancer
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21287538
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18167047