Dores Crônicas, Articulares e Musculares

Por Cris Marcondes


Tornou-se uma prática comum há muitos anos no Brasil, as pessoas que sofrem com dor,  recorrer a farmácia ou ao mercado para se auto prescrever um anti-inflamatório ou mesmo um remédio mais forte possível que sua amiga te emprestou que um outro médico passou para ela.

Da próxima vez que você sentir a necessidade de abrir uma cartela de ibuprofeno, ou mesmo de tomar aquele remédio de rima na propaganda da TV, tente um método mais revigorante de controlar a dor fornecida pela natureza, sem adicionar conteúdo químico.

Óleos essenciais podem proporcionar alívio para muitos sofredores de dores crônicas graves, através de sua capacidade de penetrar rapidamente nas células, fornecendo oxigênio e melhorando a circulação nas articulações inflamadas. Certifique-se de conversar com seu médico antes de tentar óleos essenciais para entender como usá-los adequadamente. Saiba mais sobre os poderes  do óleo essencial para combater:

Dor Crônica:

A dor crônica pode ser uma condição debilitante e frustrante que, às vezes, pode causar desconforto emocional ou mental, afetando nossa capacidade de se curar. Se a dor persistir por mais de quatro a seis semanas, é importante procurar a consulta de um profissional médico experiente . Há uma série de óleos essenciais que fornecem alívio não só do desconforto da dor crônica, mas também a ansiedade e estresse que vêm junto com ele.

  • Basil: Energizante e edificante, com benefícios anti-inflamatórios, relaxantes musculares e descongestionantes.

  • Hortelã-pimenta: resfria e acalma a mente com benefícios adicionais anti-inflamatórios, da vesícula biliar e também ajuda a aliviar a dor.

  • Wintergreen: Aumenta a atenção com mais pescoço, nervo, hérnia de disco e dor no túnel do carpo, aliviando os benefícios.

  • Cravo-da-índia: Melhora a memória e ajuda na cura com benefícios anti-envelhecimento, artrite e reumatismo.

  • Lavanda: Relaxa e equilibra o corpo, também tem benefícios anti-inflamatórios.


  • Sândalo: Incentiva o relaxamento com benefícios adicionais antidepressivos.


Dor Articular e Óssea:

Existem muitas causas para dores articulares ou ósseas, incluindo envelhecimento natural, lesão ou trauma. Esse tipo de dor é mais comum em pessoas de meia-idade ou mais velhas, porque à medida que você envelhece, seu corpo passa por mudanças, incluindo uma diminuição na densidade óssea. Embora a dor articular e óssea normalmente exija atenção médica, existem óleos essenciais que ajudarão a controlar esse tipo de dor.

  • Helichrysum: Oferece benefícios anti-inflamatórios e regeneradores nervosos.

  • Idaho Balsam Fir (Abeto balsâmico): Facilita dores musculares, articulações, tendões e dor nas costas.

  • Spruce: Melhora artrite, reumatismo, dor nas costas, ciática e dor óssea.

  • Palo Santo: Ajuda com a inflamação.

Dor muscular:

Não é incomum sentir dores musculares e dor que geralmente desaparecem em poucos dias. A dor muscular torna-se uma preocupação maior quando se prolonga por um período de tempo mais longo e, particularmente, quando ocorre no pescoço e nas costas .

De fato, 90% dos brasileiros experimentam dores nas costas em algum momento de suas vidas, tornando-se uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas visitam seu médico ou se afastam do seu trabalho. A dor muscular inclui dor, pontada ou aguda, e flexibilidade rígida ou limitada. Se você está sentindo dor muscular, é recomendável que você seja avaliado por um médico, além de tentar óleos essenciais que podem aliviar seu desconforto.

  • Camomila Romana: alivia o estresse e a ansiedade e oferece benefícios anti inflamatórios, relaxantes e desintoxicantes.

  • Majoram: Ajuda com dores, dores e cãibras musculares.

  • Alecrim: Mantém a mente alerta e pode ajudar com dores musculares.

  • Tomilho: combate a fadiga e pode ajudar no reumatismo.

  • Vetiver: ajuda na rigidez das articulações e na fadiga muscular.

Óleos essenciais são tão eficazes porque passam pelo sistema digestivo e são absorvidos diretamente na corrente sanguínea. Com milênios de uso bem-sucedido, eles não apenas proporcionam aromas sedutores, estimulantes e agradáveis, eles ajudam a combater a dor, reduzindo a inflamação, a ansiedade e o estresse. Se você está usando óleos essenciais para sua saúde ou da sua família, aliviar a dor é apenas um dos incríveis poderes embalados neste pequeno frasco.




Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.




Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


Nota: As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.