Óleos Citrinos para Perda de Peso, Alívio do Estresse e Muito Mais!

Por Cris Marcondes

 

Neste artigo, você vai aprender sobre:

Óleos Citrinos

Os citrinos são como o sol do mundo dos produtos. Eles são coloridos e brilhantes, frescos e suculentos - o sinal perfeito que o verão está aqui. Seus óleos essenciais trazem um ânimo semelhante, seja para cozinhar, limpar, banhar-se ou simplesmente inalar, os óleos citrinos podem ser parte do processo, refrescando e revitalizando ao longo do caminho.

Como os Óleos Citrinos são Fabricados

Enquanto a maioria dos óleos essenciais é produzida por destilação a vapor, os óleos citrinos são diferentes. As folhas, as raízes e as sementes não são a fonte do óleo - é a fruta em si! Mais especificamente, a casca dos citrinos fornece o óleo essencial. Se já espirrou laranja em seus olhos ao descascá-la ou sentiu o resíduo oleoso em seus dedos depois, você já encontrou um óleo essencial de citrino.

Para produzir os óleos essenciais de citrinos,  a casca é geralmente prensada a frio, extraindo o óleo sem a aplicação de calor ou solução, de outra forma chamada de "expressão". As cascas podem ser destiladas a vapor ou extraídas com uma solução, embora sejam métodos menos comuns e o último é conhecido como um óleo absoluto e não essencial e não é usado das mesmas maneiras.

Uma observação a se lembrar sobre óleos citrinos: muitas vezes pensamos em alimentos com cascas grossas como menos perigosas quando cultivados convencionalmente porque a casca protege a parte comestível de pesticidas tóxicos. O contrário é verdadeiro neste caso. A casca está em contato constante com sprays, então o produto do óleo essencial concentrado também estaria. Sempre confie no seu fornecedor de óleo essencial para te trazer óleos livres de toxinas e resíduos!

Combate ao Câncer e Fototoxicidade

Uma vez que estamos olhando para uma família inteira de frutas e seus óleos essenciais, são esperadas características compartilhadas. Notavelmente, com benefícios antimicrobianos compartilhados, os óleos citrinos são quase universalmente bons nas formulações de limpeza e geralmente são considerados como incentivadores de humor na medicina popular tradicional.

O componente mais proeminente e notável dos óleos citrinos é o d-limoneno, confirmado como um poderoso agente de combate ao câncer. 

“O D-Limoneno é um suplemento dietético oral contendo um monoterpeno cíclico natural e componente principal do óleo extraído de cascas de citrinos com potenciais atividades quimiopreventivas e antitumorais. Embora o mecanismo de ação ainda tenha que ser totalmente esclarecido, o limoneno e seus ácidos perílicos metabólitos, o ácido dihidroperílico, o uroterpenol e o 1,2-diol de limoneno podem inibir o crescimento do tumor através da inibição da sinalização dependente p21 e podem induzir apoptose por meio da indução do caminho de beta-sinalização do fator de crescimento transformador. Além disso, eles inibem a modificação pós-transducional de proteínas de transdução de sinal, resultando em parada do ciclo celular G1, assim como expressão diferencial dos genes relacionados ao ciclo celular e a apoptose.” 

Outras químicas comumente compartilhadas na família citrina são furocumarinas como bergapten, notáveis por seus efeitos fototóxicos. Quando o bergapten é deixado na pele, depois exposto ao sol, ele amplifica o efeito do sol e pode levar a queimaduras. Algumas pessoas gostam de evitar completamente o uso de óleos tópicos com bergapten, mas simplesmente evitar o sol após o uso (como usá-lo à noite antes de dormir) é suficiente. Alternativamente, os óleos citrinos destilados a vapor têm concentrações mais baixas de bergapten e mitigam esse efeito.

Esta lista de fotosensibilizadores e não-fototóxicos veio da Associação Nacional de Aromaterapeutas Holísticos.

Fotosensibilizadores

Óleo Essencial

Nome em Latim

Raiz de Angélica

Angelica archangelica

Bergamota

Citrus bergamia

Cominho

Cuminum cyminum

Toranja destilada ou expressa (baixo risco)

Citrus paradisi

Limão expresso

Citrus limon

Lima expressa

Citrus medica

Laranja, amarga (expressa)

Citrus aurantium 

Arruda

Ruta graveolens

 

 

Óleos Citrinos Não-Fototóxicos

Óleo Essencial

Nome em Latim

Bergamota: Sem Bergapten
(FCF: Livre de Furocumarina )

Citrus bergamia

Limão destilado

Citrus limon

Lima destilada

Citrus medica

Mandarina – Tangerina

Citrus reticulata

Laranja doce

Citrus sinensis

Tangerina expressa

Citrus reticulata

Óleo de Yuzu (expresso ou destilado)

Citrus juno

Deve-se ter grande cuidado ao usar óleos citrinos durante os meses de verão e com as crianças, mas você não precisa evitá-los todos juntos. Muitos aromaterapeutas concordam que os óleos de citrinos altamente diluídos minimizam o risco.

Por exemplo, o texto sobre a Segurança do Óleo Essencial e o Instituto Aromahead ensinam que os óleos fototóxicos podem ser usados se diluídos da seguinte maneira:

  • Bergamota Prensada a Frio — 2-4 gotas (Eu considero apenas 2 gotas para cada 30 ml)

  • Limão Prensado a Frio — 12 gotas para cada 30 ml

  • Lima Prensada a Frio — 2-4 gotas (Eu considero 4 gotas para cada 30 ml)

  • Toranja Prensada a Frio — 24 gotas para cada 30 ml

Deve-se ter grande cuidado ao usar óleos citrinos durante os meses de verão e com as crianças.

Óleos de Citrinos para Todos os Dias

Há poucas coisas que os óleos citrinos não podem remediar. Da bancada de preparações direto para seu intestino, eles limpam, desintoxicam e são adições maravilhosas para qualquer casa!

Bergamota

Oficialmente chamada de Citrus Bergamia, a bergamota difere dos outros óleos citrinos na medida em que não é uma fruta familiar. Na verdade, nem sequer é uma fruta comestível em nenhum sentido prático. Ainda assim, o seu óleo já é usado há algum tempo, aromatizando chá preto e aparecendo em remédios chineses tradicionais.

O óleo essencial de Bergamota é um óleo importante para o alívio do estresse. Em um estudo recentemente publicado que saiu no Japão, o humor, os níveis de cortisol e a fadiga foram aliviados em pouco tempo depois de inalar o óleo essencial de bergamota.

Outro forte benefício da bergamota é sua atividade antibacteriana, não só boa para a limpeza da superfície, mas também implicada na segurança alimentar. Os pesquisadores estão concentrando-se fortemente em óleos citrinos para inibir E. coli e outras bactérias, e a bergamota é um dos mais promissores.

Toranja

A toranja é uma ferramenta minimizada para o controle de peso. Se você luta com a manutenção de um peso saudável, não há dúvida de que você viu a toranja recomendada em todas as dietas, das variedades mais saudáveis do "comer bem" às dietas perigosas. Isso é porque cada parte da toranja é boa para seu metabolismo e composição corporal, até o óleo essencial.

Um mecanismo dos benefícios pode ser conectado a uma reação interna ao aroma, que basicamente diz ao corpo que é hora de queimar gordura. (6) Topicamente, massagens, incluindo o óleo de toranja, mostraram redução da celulite e circunferência corporal, assim como o aumento da autoestima. (7) Há benefícios internos, porém, deve-se notar que as doses são bastante importantes - nenhum óleo essencial deve ser usado em grandes quantidades, independente das recomendações de amigos, familiares ou blogs. Sempre consulte um profissional, especialmente quando o controle de peso é a preocupação e objetivo.

Limão

O limão contém os níveis mais altos de limoneno, o componente ativo que nos traz a maior parte dos benefícios dos óleos citrinos. Além dos benefícios para nós mesmos, o limoneno e o óleo essencial de limão são excelentes opções para receitas de limpeza DIY (Faça Você Mesmo). O limoneno é tão benéfico, de fato, que produtos comerciais de limpeza o sintetizam para suas formulações!

Use o óleo essencial de limão em sprays para bancadas, torneiras, maçanetas e qualquer outra superfície que entre em contato com germes para um forte efeito protetor antimicrobiano.

Lima

O óleo essencial de lima é bastante semelhante ao limão na composição, o que o torna uma opção eficaz para a limpeza, assim como para misturas sinérgicas. Uma descoberta notável sobre suas habilidades de limpeza, o óleo essencial de lima mostrou ser um eficaz antifúngico, além de seus efeitos antimicrobianos.

Para o corpo, combine a lima com outros óleos citrinos em misturas difusoras para aumentar seus benefícios combinados. Limpe o ar, energize seus espíritos e eleve seu humor com os aromas brilhantes e a composição poderosa.

Laranja

O óleo essencial de laranja pode ser encontrado como doce, amargo ou selvagem, dependendo da variedade da planta e do tempo de colheita. Os componentes e fragrâncias variam entre cada uma, mas pelo menos um componente é compartilhado entre elas - o óleo de laranja é o óleo mais comumente estudado e utilizado para a segurança alimentar. Um em particular, a laranja misturada com tomilho para marinar frango, encontra uma proteção significativa contra o crescimento de Salmonela.

Recomendação: adicione uma gota de um óleo de citrino a uma colher de chá de mel, xarope de bordo e / ou óleo de coco, em seguida, misture com a água da manhã ou o chá da tarde para um efeito refrescante; borrife bancadas com misturas de óleo de citrino e vodka onde a preparação de alimentos ocorre e marine o jantar com uma infusão de óleo citrino. Em outras palavras, os óleos citrinos devem ser usados diariamente!

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estress, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.


Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados por estudos científicos referendados. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.

Fontes:

  1. http://www.naha.org/explore-aromatherapy/about-aromatherapy/how-are-essential-oils-extracted/

  2. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/s0956713510003944

  3. https://www.naha.org/explore-aromatherapy/about-aromatherapy/how-are-essential-oils-extracted/

  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25824404

  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17105553

  6. http://pubget.com/articles/elasticsearch_show/15862904

  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17615482