Alergia: Como tratar alergias com Remédios Naturais

Por Cris Marcondes

Espirros, coceira no nariz, coriza, congestão nasal e tosse são sintomas bem conhecidos de quem sofre com alergias respiratórias, e, pra combater todos esses sintomas provavelmente você anda com uma coleção de remédios na bolsa. 

Mas eu quero te apresentar aqui como você pode tratar a alergia respiratória e outras alergias sem ter que se entupir de remédios que até melhoram esses sintomas momentaneamente, mas que não resolvem o problema e ainda faz mal a sua saúde com os efeitos colaterais.

Então leia esse artigo até o final e aprenda a combater alergias com remédios naturais, mudanças de estilo de vida e, claro, óleos essenciais. Mas antes você precisa entender um pouco mais sobre os tipos de alergias que existem, são elas:

  • Respiratória (Sazonal)
  • Cutânea
  • Alimentar

Alergias Respiratória


As alergias respiratórias também são conhecidas como alergias sazonais, por que elas costumam atacar mais na época da primavera. O grande motivo para o aumento de alergias respiratórias durante essa época do ano é o tempo seco (aumento das impurezas no ar) e do aumento da polinização do ar. Este tipo de reação respiratória acontece quando você respira alguma impureza do ar como o pólen, pêlo de animais ou qualquer outro corpo estranho.

E aqui eu tenho uma boa e uma má notícia pra você, e a má notícia é que infelizmente você não consegue controlar as impurezas do ar aonde você vai, por exemplo, no seu trabalho, nas ruas, no shopping entre outros, e por isso muitas vezes você realmente precisa tratar os sintomas.

Agora a boa notícia é que você pode sim, melhorar a qualidade do ar da sua casa, colocando sempre um difusor de ambientes com óleos essenciais que vai deixar o ar mais húmido, livre de impurezas e ainda ajudam a matar os vírus e as bactérias que podem estar presentes no ar.

E pra quem sofre com essas alergias respiratórias então, nada melhor do que fazer a manutenção diária da qualidade do ar na sua casa os Óleos Essenciais que apresentam melhores resultados para crises alérgicas,  são eles os Óleos Essenciais de Lavanda, Tea Tree, Eucalípto e Hortelã-Pimenta, é uma escolha que se destaca, não só ajudando a diminuir os sintomas, mas também limpando as vias aéreas e também modificando a resposta imune do seu organismo.

Uma outra boa dica pra você que sofre com alergia respiratória é minimizar alguns componentes tóxicos do ar trocando os tipos de produtos de limpeza que você usa aí na sua casa. Infelizmente os produtos de limpeza normalmente são carregados de compostos químicos altamente alergênicos e podem ser grandes agravantes para alergias e asma. E uma outra boa notícia pra você é que produtos feitos com óleos essenciais são perfeitos para limpeza de casa e melhor de tudo, são muito fáceis de fazer e de usar. Mudando tudo para produtos naturais, você consegue proteger as vias respiratórias da sua família, mantendo sua casa fresca e sem dúvidas com uma melhor qualidade de vida.

Receita Natural: Coloque 200 mL de água no seu difusor de ambientes, e pingue 5 gotas de cada um dos seguintes óleos essenciais: Lavanda, Hortelã-Pimenta, Eucalipto e Tea Tree. Mantenha o difusor no ambiente que desejar, de preferência onde a sua família mais fica.

Alergias Cutâneas

As reações alérgicas que aparecem topicamente (na pele) carregam seus próprios conjuntos de variáveis, da gravidade da reação a variedade das causas.

As alergias que se manifestam na pele podem ser com coceiras sem fim, causar inchaço e vermelhidão e outros sintomas desagradáveis. Sempre o primeiro passo no caso neste e me outros tipos de alergias é identificar o alérgeno e evitá-lo (quando possível) só isso já ajuda a diminuir o quadro alérgico. Mas, você pode e deve ter ações para aliviar ainda mais os sintomas, são elas:

  • Resfriar o seu corpo (tomar um banho bem frio e ficar em local bem fresco)
  • Colocar a parte do corpo com alergia em imersão junto com uma substância calmante pra pele
  • Usar um creme anti-alérgico

Aplicação de Remédios Naturais: o resfriamento da pele  e os óleos essenciais anti-inflamatórios podem ser úteis para aliviar os sintomas de uma reação de alergia cutânea. Se você sabe que não é alérgico a nenhum deles, alguns óleos sugeridos para diluir em um óleo base são camomila, hortelã-pimenta, e lavanda. Um bom óleo base anti-inflamatório é o óleo de coco.

Alergias Alimentares

Essa é uma das reações alérgicas mais perigosas que existem. Eu tenho certeza que você conhece alguém que tem alergia a camarão, por exemplo. A resposta anafilática a uma alergia ao camarão é a marca registrada na vida de pessoas que tem alergia a frutos do mar.

As alergias alimentares podem ser uma reação a um ou vários alimentos ou aditivos, e as reações são muito variadas. A verdadeira alergia alimentar envolve o sistema imunológico - como todas as reações alérgicas, são uma resposta exagerada do sistema imunológico - e de acordo com a Rede de Educação de Alergia Alimentar (Food Allergy Education Network) irá incluir sintomas como estes:

  • urticária (localizada ou espalhada)
  • inchaço (lábios, língua, rosto)
  • náuseas, desconforto, vômitos, dor de estômago
  • falta de ar, tosse, respiração ofegante
  • aparência pálida, desmaio, pulso fraco, tonturas, confusão
  • lábios ou rosto azulado
  • aperto da garganta, rouquidão, dificuldade em respirar / engolir
  • coceira na boca ou na língua

É importante distinguir a diferença entre alergias alimentares e intolerância alimentar. Uma intolerância alimentar pode ser desconfortável e desagradável, mas potencialmente tratável. Por outro lado, a alergia alimentar, representa um tipo diferente de riscos, e é perigoso pensar em testar e experimentar tratamentos.

Sem dúvidas, focar na saúde intestinal pode ser a solução mais prática para ajudar seu corpo a lidar com alergias alimentares e alergias gerais. Embora você não consiga superar completamente as alergias alimentares sem a ajuda de um alergista, você pode começar a curar o corpo na origem do problema.

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.


Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


Nota: As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados pelos de estudos científicos referendados abaixo. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.

Fontes:

  1. http://www.webmd.com/allergies/treating-your-skin-allergies-at-home
  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24909715
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25907212
  4. http://foodallergyednetwork.org/facts/
  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26634592