9 Receitas Naturais com o Óleo essencial de Palmarosa

Por Vanessa Flores

Hoje falaremos sobre o óleo queridinho das mulheres, mas que vem ganhando mais amantes do público masculino, devido essa geração mais vaidosa... Isso porque o principal e mais explorado benefício deste óleo é o rejuvenescimento da pele! Fique com a gente até o final deste artigo para aprender uma receitinha que vai te ajudar a cuidar de sua pele de uma forma natural e sobretudo, eficiente!

Vamos aprender mais sobre o óleo essencial de Palmarosa?

Nome botânico: Cymbopogon martinii

Família: Poaceae


Breve História:
A erva de Palmarosa (Cymbopogon martinii var martinii) é nativa do Sudeste Asiático, muito utilizada na medicina e também como um eficaz repelente de insetos há milhares de anos.

O Óleo Essencial de Palmarosa é um dos principais defensores da saúde da pele. Por causa disso, frequentemente encontra um lugar em nossas rotinas de cuidados com a pele, tanto para nossos rostos quanto para os corpos. Regula a hidratação da pele e a produção de óleo, sendo por isso, útil tanto para a pele seca como para a oleosa. Oferecendo benefícios de renovação celular, o óleo essencial de Palmarosa nutre e restaura a saúde e a harmonia da pele.

Tendo ambos os efeitos calmantes e edificantes, é um tônico para o coração e para mente. Eleva, acalma e ajusta o humor, além de proporcionar conforto e suporte para os ciclos femininos. Este óleo pode oferecer alívio das aflições mentais de insegurança, luto ou defesa.


Outros benefícios e maneiras de usar o Óleo Essencial de Palmarosa:


DERMATITE, INFECÇÕES DE PELE, AXILAS E ORELHAS: Diluir 6 gotas em 10mL de óleo vegetal de rosa mosqueta e aplicar no local afetado.

MICOSES: 1 gota para cada 2 gotas de óleo vegetal de copaíba.

PELE SECA: 10 gotas em 30ml de óleo de rosa mosqueta, e aplique no rosto, massageando diariamente.

QUEDA DE CABELO: 1 gota de óleo em um punhado de xampu. Massagear o couro cabeludo, aguardar alguns minutos e enxaguar.

RACHADURAS NOS PÉS E MARCAS DE CICATRIZES: 6 gotas em 10mL de óleo vegetal. Massagear.

CELULITE: 30 gotas em 60ml de óleo vegetal de andiroba. Massageie firmemente o local diariamente.

ACNE: Aplique 1 gota direto no local. Vaporização facial: 5 gotas em um litro de água fervente. Feche os olhos e deixe o vapor chegar ao rosto. Faça por 5 minutos. Para fechar os poros, enxague o rosto com água fria.

CABELOS OPACOS, QUEDA DE CABELO: Dilua 20 gotas em 60ml de óleo vegetal de abacate ou seu óleo vegetal preferido. Aplique desde o couro cabeludo às pontas, enluvando. Envolva com toalha quente e deixe por 30 min. Enxague a seguir com xampu neutro.

QUELÓIDE: 20 gotas em 30ml de óleo de rosa-mosqueta. Aplicar no quelóide.

Falamos bastante aqui sobre óleos vegetais também, perceberam? É extremamente importante você conhecer mais sobre esse assunto para escolher o melhor óleo vegetal para preparar suas diluições! Temos um artigo falando somente sobre isso, te aconselho dar uma conferida pois será bem esclarecedor! Percebam que a diluição é outro assunto que você vai ouvir falar muito em Aromaterapia.

E, como prometido, por fim quero te passar uma receitinha minha para te ajudar a combater os sinais da idade:

Sérum Rejuvenescedor:

5 mL de óleo vegetal de jojoba

5mL de óleo vegetal de rosa mosqueta

2 gotas de óleo essencial de Palmarosa

2 gotas de óleo essencial de Gerânio

2 gotas de óleo essencial de Ylang Ylang




Bom, espero que vocês tenham gostado das dicas, que usem e compartilhem com as pessoas que amam para que essas, por sua vez, possam também usufruir do melhor que a natureza tem para nos oferecer!

Ah... não se esqueça de compartilhar esse artigo com as pessoas que você ama e deixe seu comentário ou sua dúvida aqui em baixo, ficaremos muito felizes em ajudar!

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?


Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.



Sobre a autora:


Vanessa Flores é farmacêutica há mais de 7 anos, apaixonada pela profissão desde criança,  motivada pela curiosidade e criatividade, buscando novas soluções para os problemas do dia a dia...
Possui experiência em indústria farmacêutica,  manipulação de fórmulas, drogaria e atua há 5 anos na área pública. Teve seu primeiro contato com a aromaterapia há 2 anos, quando buscava alternativas para as crises alérgicas de seu filho, desde então dedica as horas livres a aprender e a compartilhar  seu conhecimento e experiências a fim de que todos tenham oportunidade de mudança de vida através da aromaterapia.


Nota: As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados pelos de estudos científicos referendados abaixo. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.