Óleo Essencial de Cardamomo

Por Cris Marcondes

 Neste artigo, você vai aprender sobre:

1. Tipos de Cardamomo

2. Usos Históricos

3. Top 5 Benefícios do Cardamomo

4. (Faça Você Mesmo) Misturas de Cardamomo

Junto com as especiarias aromáticas antigas como canela e mirra, o cardamomo é rico em óleo essencial e compartilha muitos dos benefícios dessas substâncias clássicas e perfumadas. Como um tempero completo ou um óleo essencial isolado, o cardamomo é uma opção subutilizada para o bem-estar digestivo e o potencial antioxidante.

Tipos de Cardamomo

O nome comum "cardamomo" pode se referir a duas plantas inteiramente diferentes (e seus óleos essenciais). Elettaria cardamomum é considerado o verdadeiro cardamomo; enquanto Amomum subulatum é o cardamomo "maior" ou "negro". Dependendo de onde você mora, você também pode conhecer a todos eles como cardamomo.

Ambos os tipos de cardamomo têm seus benefícios, e se um tipo específico for requerido nos benefícios nesta visão geral, nós o registraremos. Ambos são da família do gengibre, ambos têm benefícios culinários semelhantes - embora o cardamomo negro não seja tão doce - e ambos são boas escolhas.

Os óleos essenciais de cardamomo são susceptíveis de incluir 1,8-cineol (também encontrado no eucalipto), terpinenos e álcool fenchyl, entre outros compostos.

undefined

Se você estiver usando um óleo essencial de cardamomo para benefícios específicos, certifique-se de saber qual benefício sua fonte de óleo essencial fornece, com base no nome em Latim e se é o óleo que você precisa.

Usos Históricos

O cardamomo é originário da Índia e, como com a maioria das especiarias indianas, foi parar em Roma através de rotas comerciais altamente utilizadas. Através de um registro escrito e arqueológico, sabemos que o cardamomo e a maioria das outras especiarias comercializadas eram usados por sua fragrância - práticas espirituais, perfumaria, etc. Mesmo que o próprio óleo essencial não fosse isolado como podemos fazer hoje, ainda era apreciado em qualquer maneira que pudessem empregar.

Nas tradições Ayurvédicas da Índia, no entanto, o cardamomo era usado como ambos, um tempero culinário e um ingrediente medicinal. O cardamomo verdadeiro era a variedade de escolha, e as vagens da fruta eram usadas para o bem-estar digestivo, náuseas, desintoxicação, saúde bucal e saúde respiratória.

Este era, sem dúvida, o tempero inteiro ou em pó, que contém o óleo essencial em pequenas porcentagens. Muitos dos benefícios do cardamomo para a saúde se estendem tanto para preparações de especiarias como para o óleo essencial.

Hoje, ao analisarmos os compostos específicos em óleos essenciais e como eles se comportam no laboratório e no corpo, podemos verificar algumas dessas ações e aplicá-las em nossas próprias rotinas de saúde e bem-estar.

Top 5 Benefícios do Óleo Essencial de Cardamomo

O tempero de cardamomo como uma inclusão dietética regular irá refletir os usos antigos, ou você pode utilizar os benefícios mais direcionados do óleo essencial. Esses estudos refletem algumas das coisas mais emocionantes que sabemos sobre o óleo essencial de cardamomo.

Alguns deles serão especificamente sobre o cardamomo negro, enquanto a maioria será para o cardamomo verdadeiro mais comum. Em todo caso, todos eles nos dão uma boa compreensão sobre a melhor forma de usar o óleo essencial de cardamomo em nosso armário de remédios naturais.

1. Antioxidante

Como um tempero, o cardamomo está entre as escolhas culinárias indianas que eliminam os radicais livres e ajudam o corpo a desintoxicar. Como um óleo essencial, o cardamomo negro é especialmente potente como um antioxidante, com "atividades significativas em todos os ensaios antioxidantes", assim como a atividade antifúngica.

Indicações: Uma gota em preparações culinárias; preparações tópicas para um rejuvenescimento antioxidante.

2. Gastro protetor

A família do gengibre é conhecida por seus benefícios digestivos, das habilidades de cura e proteção ao alívio da náusea. Como o gengibre, o óleo essencial de cardamomo é uma boa opção de aromaterapia para a náusea, tendo sido avaliado para a náusea pós-operatória com bons resultados. O cardamomo verdadeiro em várias formas, incluindo o óleo essencial, foi avaliado quanto a seus efeitos protetores contra úlceras e descobriu-se ter "inibição significativa das lesões gástricas". 

Indicações: Inalação para alívio de náuseas; inclusão culinária para melhoria e proteção digestiva.

3. Quimio-preventivo

O potencial para efeitos preventivos do câncer dos óleos essenciais a ser usados em nossas vidas cotidianas é emocionante e promissor para o futuro. Ao lado de outros potentes antioxidantes, o conteúdo de óleo essencial no cardamomo mostra potencial antitumoral. Tal como acontece com todos os óleos essenciais, estudos estão em andamento para determinar exatamente como podemos utilizar melhor esses benefícios para prevenir o câncer e talvez tratá-lo. Até este dia, podemos descansar facilmente sabendo que nossas rotinas regulares de óleo essencial estão contribuindo para a saúde geral.

Indicações: Inalação, uso tópico e culinário para acessar as potenciais propriedades quimiopreventivas.


undefined

4. Antibacteriano

Óleos essenciais das principais especiarias e da família do gengibre são muitas vezes antibacterianos, adicionando um toque quente a um spray de limpeza de citrinos. Em 2007, pesquisadores testaram esse grupo de óleos para seus principais componentes e capacidade de mitigar o crescimento de bactérias. Concluiu-se o cardamomo negro em particular para "inibir o crescimento de todas as bactérias testadas", incluindo E. coli, Staph. aureus e Listeria. O aroma do cardamomo se mistura bem com outros óleos antibacterianos, criando o potencial de alguma sinergia incrível em combinações divertidas - incluindo enxaguantes bucais antimicrobianos.

Indicações: Sprays de limpeza, misturas bem diluídas para a cura de feridas, misturas para a saúde bucal.

5. Antiespasmódico

A categoria de antiespasmódicos abrange um terreno: o alívio de espasmos. Pode aplicar-se a perturbações digestivas (cólicas no estômago, diarreia) e problemas respiratórios (tosse e coceiras na garganta). Uma vez que já abordamos o bem-estar digestivo, podemos observar o uso tradicional do cardamomo para o bem-estar respiratório. A presença de 1,8-cineol é o nosso primeiro indício, compartilhado com o óleo respiratório de eucalipto. Outras pesquisas foram realizadas em relação a diferentes tipos de benefícios respiratórios, incluindo o extrato (óleo não essencial, mas compartilhando algumas propriedades semelhantes) aliviando os sintomas da asma.

Indicações: inalações de vapor, inaladores pessoaisdifusão.

(Faça Você Mesmo) Misturas de Cardamomo

Para a saúde digestiva e a promoção geral do bem-estar, o cardamomo pode ser incluído na preparação de refeições como uma adição simples a um estilo de vida saudável. Basta misturar uma única gota em molhos de lipídios e ingredientes que requerem esse sabor picante e defumado, antes de incluir o molho na receita completa. O lipídio irá diluí-lo, e a inclusão leve será segura e benéfica.

Outras aplicações incluem:

  • Difusão antimicrobiana ou sprays, com citrinos, incenso e mirra

  • Inalação respiratória de vapor, com eucalipto

  • Inalação antináusea, com gengibre e menta

Bônus: incluir o cardamomo em sprays de verão para insetos / mosquitos com eucalipto limão

As especiarias antigas são alguns dos óleos essenciais mais ricamente perfumados e ricamente históricos. Traga um toque do passado ao seu cotidiano com a Rainha das Especiarias, o cardamomo.


Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.


Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados por estudos científicos referendados. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.


Fontes:

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25278182

  2. http://www.allayurveda.com/elaichi-herb.asp

  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18997285

  4. https://www.researchgate.net/publication/233685960_Chemistry_antifungal_and_antioxidant_activities_of_cardamom_Amomum_subulatum_essential_oil_and_oleoresins_Int_J_Essent_Oil_Therapeut

  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22392970

  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16298093

  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23886174

  8. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17960105

  9. http://www.banglajol.info/index.php/BJP/article/view/8133

  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22242564