Semente de Cenoura. Você precisa conhecer!

Por Cris Marcondes

 Neste artigo, você vai aprender sobre:

1. Por que usar o óleo de semente de cenoura?

2. Óleo de semente de cenoura como um antifúngico

3. Benefícios do óleo de semente de cenoura para a saúde

4. Óleo de semente de cenoura e a visão

5.  Como o óleo de semente de cenoura é melhor usado para a saúde da pele

6.  Óleo de semente de cenoura e a digestão

7.  Formas de uso do óleo de semente de cenoura (Faça Você Mesmo)

Com tantos excelentes óleos essenciais "básicos", é fácil ficar preso em uma rotina com as mesmas coisas o tempo todo. Você gostaria de sair da sua zona de conforto e tentar algo novo? O óleo de semente de cenoura traz uma versatilidade para experimentar e se apaixonar por um óleo novo para você.

Por que Usar o Óleo de Semente de Cenoura?

Este não é um óleo top 10 das listas de óleos essenciais, e nem vai chegar às misturas populares; o óleo de semente de cenoura é a 'ovelha negra' silenciosa no mundo dos óleos essenciais. No livro Ciência da Aromaterapia: Um Guia para Profissionais da Saúde (Aromatherapy Science: A Guide for Healthcare Professionals), o autor observa vários usos para o óleo essencial de cenoura, com uma advertência:

Nota: o óleo essencial da semente difere inteiramente do óleo expresso de raízes de cenoura, que é rico em caroteno precursor de vitamina A e não possui nenhum óleo essencial. Isso geralmente é citado erroneamente em livros de aromaterapia. 

O óleo de cenoura, a base  expressa ou o óleo base, tem benefícios próprios, enquanto o óleo essencial possui propriedades muito diferentes. Em suma, as cenouras têm uma ampla gama de coisas para nos oferecer - do vegetal de raiz amilácea ao óleo prensado para o óleo essencial. Vamos falar um pouco sobre o óleo prensado aqui, mas o foco principal do dia é o óleo essencial de semente de cenoura (referido como óleo de semente de cenoura, a menos que seja distinto).

undefined

O óleo de semente de cenoura pode não ser a sua primeira escolha para um aroma floral ou tom 
citrino familiar, mas pode encontrar seu caminho em misturas mais comuns para ajudar a aumentar a eficácia e lidar com essas cinco áreas de bem-estar.

5 Usos para o Óleo de Semente de Cenoura

Você sabia que o óleo de semente de cenoura tem um FPS natural de 35-40? Sim! É de grande utilidade nas receitas naturais de protetores solares de uso prolongado e outras proteções solares DIY (Faça Você Mesmo). Além disso, é ótimo para esses 5 usos também!

1. Antifúngico

Acredita-se que os óleos essenciais ajudam a planta de alguma forma - atraindo insetos benéficos, enviando um aviso para afastar os outros e proteger a planta, protegendo-a contra infecções e doenças - e muitas vezes vemos isso refletido na forma como usamos os óleos.

O óleo de semente de cenoura pode ser um desses, demonstrando benefícios antifúngicos. Embora não seja a mais forte das nossas opções antifúngicas, as cenouras são suscetíveis a fungos, como reconheceram os pesquisadores poloneses em 2004.

Seu estudo avaliou o óleo essencial de semente de cenoura por seus compostos e seus efeitos nos fungos, dado os problemas naturais que a planta pode ter com essas infestações. Eles não ficaram desapontados, encontrando uma inibição significativa do crescimento dos fungos testados. (2

Aplicação: Combine o  óleo essencial de semente de cenoura com outros óleos antimicrobianos e antifúngicos, como o  cravogerânio ou óleos citrinos. Difundirborrifar, ou criar uma aplicação tópica diluída.

2. Benefícios Hepáticos

O óleo de semente de cenoura está associado à saúde do fígado, rim e vesícula e é tradicionalmente utilizado para tal. Como um dos óleos essenciais menos populares, no entanto, a pesquisa ainda não conseguiu confirmar nenhuma de suas ações.

Porém, estamos chegando perto, com extratos de semente de cenoura sendo estudados por seus benefícios de proteção hepática. Esses extratos são da semente, criando um produto que não é bem um óleo essencial e certamente não o óleo prensado a frio da raiz usado nos cuidados da pele. Os componentes ativos estão então no extrato e testados por suas habilidades potenciais.

Para a semente de cenoura, os extratos nestes estudos mostraram atividade antioxidante e proteção hepática, não muito diferente dos usos populares do óleo essencial. (3)

Aplicação: Até mais estudos serem realizados, especialmente no óleo essencial especificamente, nós só temos o uso tradicional para seguir. Continue a difundir, aplicar topicamente e usar em preparações culinárias para aproveitar os benefícios no corpo inteiro!

undefined

3. Proteção à Visão

Há muito tempo as cenouras são conhecidas por melhorar a visão graças aos altos níveis de carotenoides, o precursor de vitamina A. Incluir muitas cenouras e outros vegetais ricos em carotenoides, especialmente aqueles que são amarelo e laranja, na dieta é importante para a saúde dos olhos (entre muitos outros benefícios).

O óleo essencial de semente de cenoura parece ter benefícios de proteção semelhantes, embora não através de betacaroteno. Uma fonte que eu gosto sobre a distribuição de benefícios nutricionais tem isto a dizer:

A ingestão de acetato de geranilo - um dos fotonutrientes que está presente nas sementes de cenoura (e às vezes extraído de óleo de semente de cenoura purificado) também tem sido repetidamente associado com risco reduzido de catarata em estudos com animais. (4)

Eles continuam a notar que ainda não possuímos doses ideais ou diretrizes de uso para a eficácia. Ainda assim, não é incrível como uma planta inteira pode trabalhar em conjunto para benefícios semelhantes, da semente ao fruto maduro?

Aplicação: A ciência não sabe exatamente como maximizar esses benefícios, então, aproveite o óleo essencial de semente de cenoura em seus métodos normais de inalação ou preparações culinárias; simplesmente deve dar-lhe a paz de espírito de que você está contribuindo para a saúde da visão entre outros esforços de bem-estar! Por segurança, não use óleos essenciais como colírio.

4. Suporte à Saúde da Pele

Livros e fontes que incluem os óleos essenciais mais obscuros, frequentemente listam o óleo de semente de cenoura como benéfico para a saúde da pele e estimulação linfática (que muitas vezes é o objetivo de escovar a pele seca e tratar bem a pele). (5)

Qualquer coisa com propriedades antioxidantes certamente trará benefícios para a pele, então há uma boa razão para incluí-lo em seus preparativos. No entanto, é o óleo das raízes prensadas a frio, ricas em carotenoides, o foco real na incorporação.

Aplicação: Use o óleo de cenoura expresso como parte de sua base ou fórmula base para dobrar em antioxidantes e adicionar nutrientes. Os níveis de antioxidantes no óleo essencial de semente de cenoura o tornam uma excelente adição às fórmulas e misturas tópicas, também.

5. Assistência Digestiva

Compartilhando uma família de plantas com grandes digestivos, como endro e erva-doce, a semente de cenoura certamente não é uma extravagância nessa categoria de ervas. Os benefícios antimicrobianos completam um círculo aqui, mitigando bactérias no estômago - H. pylori - que causam úlceras e outras perturbações. (6)

As abordagens nutricionais são uma primeira parada na resolução de problemas digestivos. Adicionar óleo essencial de semente de cenoura em sua rotação de preparações culinárias pode ajudar a manter os problemas de digestão à distância.

Aplicação: Inclua umas duas gotas de óleo essencial de semente de cenoura em preparações culinárias, certificando-se de misturar em um lipídio antes de adicioná-lo à receita completa.

Dicas (Faça Você Mesmo) do Óleo de Semente de Cenoura

O óleo de semente de cenoura não é um aroma típico agradável, nem é um dos mais fortes dos óleos em qualquer categoria. Em vez de torná-lo o show principal, vá com calma com ele e permita que seus benefícios ampliem os outros em sua mistura.

Vá devagar - adicione apenas uma ou duas gotas por vez.

Use aromas mais potentes como os citrinos para equilibrar.

Aproveite ao máximo a sinergia - os óleos são melhores juntos.

Certifique-se de diluir bem e cuide do seu consumo total - com óleos essenciais, menos é realmente mais!

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.


Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados por estudos científicos referendados. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.


Fontes:

  1. https://books.google.com.ph/books?id=rGQps9fQX1YC&pg=PA139&dq=carrot+seed+oil&hl=en&sa=X&ei=ZMWGU-KSNIrk8AXVn4DwAw&redir_esc=y#v=onepage&q=carrot%20seed%20oil&f=false

  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15666536

  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3609303/

  4. http://www.whfoods.com/genpage.php?tname=foodspice&dbid=21

  5. https://books.google.com.ph/books?id=43HyCe20IvMC&pg=PA196&dq=carrot+seed+oil&hl=en&sa=X&ei=cZ-FU5SWDITp8AXY2IKgAw#v=onepage&q=carrot%20seed%20oil&f=false

  6. http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0308814604005412