Óleo de Citronela, Mais do que um Repelente Natural de Insetos

Por Cris Marcondes

 

Neste artigo, você vai aprender sobre:

1. Perfil & Propriedades da Citronela

2.  A Superstar dos Repelentes de Insetos

3. Mais Usos para o Óleo de Citronela

4. Um Rápido DIY (Faça Você Mesmo) de Citronela

As velas e o óleo de Citronela das tochas tiki encheram de suas propriedades nosso verão muito antes que a maioria de nós estivesse sequer falando sobre óleos essenciais. Na verdade, eu não ficaria surpreso se muitos de nós nem sequer percebessem que a citronela era um óleo essencial até recentemente (ou mesmo agora!). Poucos óleos essenciais têm tanto êxito e a citronela, com seus efeitos desconhecidos, não é exceção.

Perfil & Propriedades da Citronela

Existem dois tipos diferentes de plantas das quais o óleo essencial de citronela  pode ser derivado. Cymbopogen nardus é chamado de Citronela do Ceilão e é mais comumente usado. Cymbopogon winterianus Jowitt é a Citronela de Java e pode ser mais cara.

Ambos os tipos vêm da mesma família, a do capim-limão, e os aromas e as ações são compartilhados para provar isso. Em ambos os tipos, a composição química é pesada em geraniol, citronelol e citronelal. A citronela de Java tem mais tons de citrinos no aroma, enquanto a do Ceilão é um pouco mais rústica.

Essas principais químicas são encontradas em vários outros óleos essenciais - tais como gerânio e capim-limão – explicando assim a ampla gama de óleos que podemos usar ao formular um spray para insetos.

A Superstar dos Repelentes de Insetos

De longe, o uso mais esperado e aclamado do óleo essencial de citronela  é o de repelente de insetos. A citronela tem sido amplamente vendida no mundo comercial, embora não necessariamente como conteúdo puro de óleo essencial.

A popularidade da citronela como repelente de insetos faz com que ela tenha uma alta demanda, e para óleos essenciais, que pode render produtos baratos e de baixa qualidade.

O verdadeiro óleo de citronela, no entanto, define um parâmetro para ingredientes repelentes de insetos com seus principais componentes, definindo repelentes efetivos de insetos. Ao formular um spray de insetos de qualquer tipo, os compostos de citronela serão o objetivo, independente de quais plantas você encontra nele. Combinando alguns dos óleos essenciais que servem para o efeito, também pode ajudar a incentivar essa incrível reação sinérgica que nós gostamos nos óleos essenciais.

Mas isso não é tudo que a citronela tem para oferecer – nem de longe.

Mais Usos para o Óleo de Citronela

Se o seu óleo de citronela estiver guardado na prateleira todo o inverno, enquanto os insetos estão afastados do frio, você está perdendo a oportunidade. O óleo de citronela é cheio de benefícios que tornam o óleo proveitoso o ano todo. Aqui estão apenas algumas das ações excepcionais que você pode por em prática com o óleo essencial de citronela.

1. Gestão da Dor

O citronelal, encontrado de forma mais proeminente na variedade Java, leva-nos muito longe em nossas expectativas com spray para insetos logo no início. Pesquisadores brasileiros analisaram atentamente as ações que o citronelal teve no corpo, e o que eles descobriram foi emocionante e promissor.

Ao testar ratos para receptores e respostas à dor, a aplicação de citronelal mudou significativamente suas respostas. As respostas à dor diminuíram, a tolerância à dor aumentou e os pesquisadores conseguiram identificar caminhos nos quais as mudanças ocorreram.

O estudo não pode ser imitado em casa - definitivamente foram os resultados de laboratório in vitro. Mas pode nos dizer um pouco sobre o potencial que o óleo de citronela carrega. E já que é seguro em diluições tópicas, não há motivo para não dar uma chance a ele!

Aplicação: Diluir em óleo de coco ou outra preparação tópica como uma massagem potencial para aliviar a dor.

2. Controle do Apetite

Desviando novamente de aplicações ou resultados esperados, desta vez vamos analisar a inalação do óleo essencial de citronela. Se você o usou por algum tempo como um repelente de insetos, difundi-lo ou inalá-lo provavelmente te lembrará do verão!

Deixando de lado a lembrança do aroma, outro teste in vitro - este de 2015 - nos dá uma ideia dos efeitos que a inalação de citronela poderia ter. Quando os ratos foram alimentados com uma dieta rica em gordura e "tratados" com inalação de citronela, eles acabaram com apetites reduzidos, assim como com menor peso corporal.

A perda de peso pode ser difícil de gerenciar, e nunca haverá uma poção mágica para resolver isso de uma só vez. Mas os óleos essenciais como a citronela podem ser uma ferramenta favorável para a perda de peso  para tornar o processo mais fácil.

Aplicação: difundir ou inalar durante períodos de "beliscar" quando o apetite é difícil de controlar.

3. Prevenção de Piolhos

Tecnicamente, isso ainda pode ser abrangido pela designação de repelente de insetos. Os piolhos são muito mais invasivos, difíceis de controlar e completamente diferentes das pragas típicas, o que merece sua própria menção.

Em um estudo sobre citronela e piolhos, desenvolveu-se uma fórmula de liberação lenta e aplicou-se nas cabeças de crianças quando estavam em risco de contrair piolhos. O estudo foi conduzido como um controle cego, então eles foram capazes de comparar resultados de prevenção. No final de quatro meses, as crianças que tinham citronela estavam muito menos propensas a contrair piolhos do que as crianças sem citronela.

Aplicação: o óleo essencial de citronela não será de liberação lenta, mas ainda pode ser usado de forma benéfica. Misture uma gota no shampoo usado pela manhã quando os piolhos são uma ameaça. Lave e depois enxágue.

4. Cuidados com os Animais de Estimação

Talvez o benefício mais estranho e interessante do óleo essencial de citronela seja seu efeito em animais de estimação - cachorros, para ser preciso. Você pode esperar que a citronela fosse usada para controle de insetos no melhor amigo do homem, mas esse não é o caso com este estudo. O foco? Latidos.

Em um hospital veterinário, os cães receberam uma coleira de controle; uma coleira inodora para latidos ou uma coleira de citronela para latidos. A coleira inodora ajudou mais da metade dos cães a reduzir os latidos. Mas a coleira de citronela cortou os latidos em quase 80%!

Aplicação: Tente adicionar uma gota de óleo de citronela à coleira do seu cão para ver se isso o ajuda a diminuir um pouco.

Um Rápido DIY (Faça Você Mesmo) de Citronela

Como você pode ver, o uso de citronela se estende muito além do controle de insetos e pode ser aplicado de várias maneiras. A parte divertida está em experimentar misturas para ver como você pode desfrutar do óleo perfumado de verão de maneiras novas e favoráveis à saúde. Experimente este spray de mistura que pode ser usado para insetos, cabelos e animais de estimação como quiser:

  • 30 ml (1 onça) de hamamélis ou vodka

  • Misturado com 5-10 gotas de cada:

  • Citronela

  • Gerânio

  • Laranja Doce

  • Ylang Ylang

  • Despeje no frasco de spray e adicione 90 ml (3 onças) de água. Chacoalhe, aplique.

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?

Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estress, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.


Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados por estudos científicos referendados. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.

Fontes:

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26335480

  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23795810

  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25774603

  4. http://www.ima.org.il/IMAJ/ViewArticle.aspx?year=2004&month=12&page=756

  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12873023