Primeiros Socorros: Como usar 3 Óleos Essenciais para situações do seu dia a dia

Por Vanessa Flores


Algum dia você se queimou enquanto cozinhava ou passando roupas? Você sabia o que fazer? Provavelmente colocou as mãos ou a parte queimada imediatamente na água fria e aí não sabia ao certo o que passar... Talvez a uma pomada esquecida na caixa de remédios... Não sei se já passou por isso ou outra situação parecida em que precisou prestar os primeiros socorros e “ficou na mão”...

Bem, eu já passei várias vezes por situações assim, e com filho é ainda mais complicado. Sempre temos um tombo ou uma picada de inseto para socorrer... Foi então que conheci a aromaterapia e aprendi que com apenas 3 óleos essenciais posso socorrer a mim e a minha família nesses imprevistos! Quer aprender como? Então fica aqui comigo até o final desse artigo que eu vou ter o maior prazer em te ensinar!

Antes, quero apenas reforçar que os óleos essenciais são extremamente concentrados e, por essa razão você não pode usá-los puros na pele, com exceção dos que vamos abordar nesse artigo. Ainda assim, use esses óleos sem diluir apenas em casos necessários, como por exemplo, de primeiros socorros como veremos aqui, ok?



Bom, os 3 óleos essenciais que você precisa ter em casa são: Lavanda, Menta piperita e Melaleuca. Tenha perto de você um bom óleo vegetal puro, como por exemplo, o de Semente de Uva e um copinho dosador (desses de xarope, sabe?) caso precise preparar alguma diluição também.  Eu costumo manter o meu “kit primeiros socorros” em um nécessaire que carrego para onde vou, mas você pode colocar em uma caixa ou em algum cantinho especial, protegido do calor, umidade e luz solar!

Vamos às dicas?

1. Pancadas ou hematomas:


O que usar
: 2 gotas de Óleo Essencial de Menta Piperita ou 2 gotas de Óleo Essencial de Lavanda.

Como usar: Aplicar o óleo essencial puro diretamente na região afetada massageando levemente até o óleo ser absorvido.

2. Queimaduras:


O que usar:
Óleo essencial de Lavanda

Como usar: Para pequenas áreas, espalhar 2 gotas de óleo essencial diretamente na região afetada. Para grandes áreas, dispersar* 5 gotas de óleo essencial em 1 litro de água fria agitando vigorosamente e fazer compressa fria com gaze.


*OBS: Você deve sempre agitar muito bem essa mistura antes de usar, lembre-se os Óleos Essenciais não são solúveis em água, por isso a agitação precisa ser vigorosa antes do uso pra que os Óleos Essenciais se dispersem bem na água.

3. Queimadura de sol:


O que usar:
 10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda diluídas em 10mL de Óleo Vegetal de Semente de Uva.

Como usar: Aplicar 2 vezes ao dia até o desaparecimento da queimadura.

4. Picada de Insetos:


O que usar:
 1 gota de Óleo Essencial de Melaleuca ou 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda ou 1 gota de Óleo Essencial de Menta Piperita.

Como usar: Aplicar puro direto no locar da picada.

5. Pequenos Cortes:


O que usar:
 1 gota de Óleo Essencial de Melaleuca e 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda em aproximadamente 100mL de água.

Como usar: Dispersar* os óleos na água e fazer compressa com gaze ou algodão no local.

*OBS: Você deve sempre agitar muito bem essa mistura antes de usar, lembre-se os Óleos Essenciais não são solúveis em água, por isso a agitação precisa ser vigorosa antes do uso pra que os Óleos Essenciais se dispersem bem na água.



6. Enxaqueca:


O que usar:
  1 gota de Óleo Essencial de Lavanda e 1 gota de Óleo Essencial de Menta Piperita.

Como usar: Aplicar sobre as têmporas e nuca massageando suavemente até a completa absorção do óleo. O alívio é imediato e a crise tende a cessar em aproximadamente 10 minutos (testado e aprovado!).

7. Torcicolo:


O que usar:
5 gotas de Óleo Essencial de Lavanda e 2 gotas de Óleo Essencial de Menta Piperita diluídas em 5mL de Óleo Vegetal de Semente de Uva.

Como usar: Aplicar sobre o local friccionando suavemente até a completa absorção do óleo. Aplicar de 4 em 4 horas até o desaparecimento das dores.

8. Vômitos:


O que usar:
 1 gota de Óleo Essencial de Menta Piperita, 1 colher de sopa de açúcar e 1 copo de água fria.

Como usar: Misturar e fazer bochechos e gargarejos. Não ingerir e não utilizar em crianças (Caso a criança ainda não saiba como fazer esse procedimento sem ingerir o líquido). Outra maneira, é pingar 1 gota de Óleo Essencial de Menta na palma da mão e esfregar para aquecer e posicionar as mãos em formato de concha cobrindo a boca e nariz. Respirar fundo.

9. Espinhas:


O que usar:
 1 gota de Óleo Essencial de Melaleuca e 1 gota de Óleo Essencial de Lavanda.

Como usar: Aplicar diretamente no local (pode ser com a ajuda de um cotonete, se preferir).

10. Furúnculos e Herpes Labial:


O que usar:
 1 gota de Óleo Essencial de Melaleuca e 1 gota de óleo essencial de Lavanda.

Como usar: Aplicar diretamente no local (pode ser com a ajuda de um cotonete, se preferir). (Sim, é a mesma forma indicada acima... viu como os óleos essenciais são versáteis?)

11. Dor de garganta e Aftas:


O que usar:
 1 gota de Óleo Essencial de Melaleuca em 1 copo de água.

Como usar: Fazer bochechos e gargarejos. Não ingerir e não fazer esse procedimento em crianças para evitar a ingestão.

Espero que essas dicas sejam tão valiosas para vocês como são para mim! Quanto mais você conhecer os óleos essenciais, mais vai perceber o quanto são versáteis e sem dúvidas não vai mais saber viver sem eles!!!

Ah... não se esqueça de compartilhar esse artigo com as pessoas que você ama e deixe seu comentário ou sua dúvida aqui em baixo, ficaremos muito felizes em ajudar!

Você gostou? Quer aprender mais sobre o uso dos óleos essenciais para melhorar a sua saúde?

Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

E ainda podem agir na redução de celulites, estrias, rugas e rejuvenescimento facial?


Se você quer aprender a fazer mais receitas com esses produtos 100% naturais para te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estres, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros, clique no botão abaixo para assistir um vídeo e aprender mais.



Sobre a autora:


Vanessa Flores é farmacêutica há mais de 7 anos, apaixonada pela profissão desde criança,  motivada pela curiosidade e criatividade, buscando novas soluções para os problemas do dia a dia...
Possui experiência em indústria farmacêutica,  manipulação de fórmulas, drogaria e atua há 5 anos na área pública. Teve seu primeiro contato com a aromaterapia há 2 anos, quando buscava alternativas para as crises alérgicas de seu filho, desde então dedica as horas livres a aprender e a compartilhar  seu conhecimento e experiências a fim de que todos tenham oportunidade de mudança de vida através da aromaterapia.


Nota: As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados pelos de estudos científicos referendados abaixo. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.