8 Óleos Essenciais que Combatem Insônia e Ansiedade

Por Cris Marcondes


Se você está cansado de sofrer com ansiedade, insônia e toda a loucura que esses problemas geram no seu dia a dia, saiba que existem alternativas naturais aos remédios e drogas da indústria. Muitas culturas milenares já tratavam ansiedade e insônia com óleos essenciais com finalidade medicinal. Essa solução natural e eficiente vem sendo profundamente estudadas nos últimos tempos e, alguns desses usos e estudos, estão amplamente direcionados para a ansiedade e insônia. Neste artigo vamos falar um pouco sobre os estudos já realizados que comprovam a eficácia dos óleos essenciais e também como utilizá-los para auxiliar no tratamento dessas doenças.  


 

Extraído diretamente da casca, fruta da flor, folhas, castanhas, resinas ou raiz de uma planta ou de uma árvore, apenas uma gota de um óleo essencial pode fornecer benefícios de saúde surpreendentes. 

 

Um dos óleos utilizados para o transtorno da ansiedade é o óleo essencial de lavanda, pesquisas sugerem que as aplicações tópicas deste óleo podem ser um dos métodos mais eficazes, para pessoas com esse tipo de transtorno. A explicação é a seguinte: ocomponentes químicos do óleo de lavanda são absorvidos pela corrente sanguínea, em apenas 5 minutos após o óleo ser massageado sobre a pele. A associação do uso através de massagem e (um segredo nosso), por inalação, potencializa os efeitos calmantes e relaxantes deste óleo essencial, pois a via inalatória têm ação mais rápida, em torno de um a dois minutos. Quando o óleo é inalado, a essência, que são os compostos orgânicos voláteis, vai diretamente para o cérebro. Um desses estudos – realizado pela Universidade do Alabama, EUA, também revelou que os níveis de concentração máxima no sangue foram observados em 20 minutos. 

 

Além de estudos com o óleo essencial de lavanda, há outros estudos sugerindo que os seguintes óleos também têm efeitos calmantes significativos: sálvia, limão, camomila romana, rosa, gerânio, sândalo e ylang ylang. 

 

A mistura de óleos essenciais é sempre interessante, portanto, seguem abaixo algumas sugestões de mistura para melhorar a ansiedade e auxiliar nas noites de sono: 

 

ylang ylang, lavandacamomila romana e limão; 

gerânio, lavanda e laranja doce; 

camomila romana, rosa e palmarosa; - sândalo, sálvia e camomila romana; 






Insônia e ansiedade afetam 1/3 dos adultos e crianças 

Segundo o Instituto do Sono, órgão oficial que estuda diversas linhas sobre inônia e ansiedade, 36,5% dos brasileiros adultos e crianças sofrem de distúrbios como esse. “A insônia representa hoje, o distúrbio mais prevalente na clinica medica. Sabemos hoje que em uma cidade como São Paulo, 33% das pessoas sofrem com o problema e é o que acontece no mundo inteiro. Hoje um terço da humanidade tem a parte mais avançada do sintoma e esse é um numero muito expressivo” contou o Coordenador do laboratório do Sono, do Hospital Português, Francisco Hora. 

 

É importante ressaltar sempre que precisamos atacar a causa dessas doenças e não apenas seus efeitos, portanto, procurar o auxílio de profissionais da saúde capacitados para isso é de suma importância.  

 

A utilização de olhos essenciais, em produtos como óleo massageador, creme, pomada, gel, aromatizante ou sabonete pode ser um alívio para famílias inteiras, já que insônia e ansiedade são problemas extremamente estressantes para todos. 

 

Além de ajudar sua própria saúde e também a das pessoas que você ama, fazer esses produtos como esse no conforto da sua casa é uma terapia sensacional e ainda pode te ajudar a ganhar aquela renda extra caso tenha interesse em vender para seus amigos.   

 

Se você quer aprender a fazer outras receitas com esses produtos 100% naturais pra te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estresse, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros clique no botão aqui em baixo para assistir um vídeo e aprender mais.



Sobre a autora:

Cristiane Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica.  

Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas para uso pessoal – relaxantes, sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho. 

Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais. 


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados pelos de estudos científicos referendados abaixo. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.