8 Armas Naturais Contra Dores: Fibromialgia, Artrite e Inflamações

Por Cris Marcondes


Se você sofre com dores e precisa saber como minimizar, ou até mesmo eliminar por completo esse sofrimento com misturas simples, eficazes, cientificamente comprovadas e que, pasmem, podem ser preparadas em casa em poucos minutos e ainda é um remédio natural, então leia esse artigo até o final e conheça um pouco mais sobre o uso de óleos essenciais.
Os óleos essências trazem muitos benefícios para o alívio de dores e inflamações, apresentando menos efeitos colaterais do que muitos medicamentos.



Além disso, ainda ajudando a acalmar sua mente, fazendo você se sentir mais relaxado, tendo assim, um papel importante no alívio da dor e no tratamento de inflamações.
A forma mais utilizada para dores no corpo é a aplicação tópica (direto na pele), pois a pele absorve rapidamente cremes, óleos e pomadas. A escolha dos óleos essenciais pode variar com base no tipo da dor e na parte do corpo em que a dor esteja.  Eu vou te recomendar aqui 8 óleos essenciais para algumas das doenças dolorosas mais relevantes, como:

1. Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome crônica caracterizada por dor generalizada, sensibilidade aumentada à dor, fadiga crônica, distúrbios do sono e aflição emocional ou depressão.  O uso de óleo essencial para auxiliar no tratamento desta doença vem sendo estudado e demonstrado em muitas pesquisas científicas que comprovam a redução da dor e também o estresse emocional nas pessoas com fibromialgia. 
O nome de um desses poderosos óleos essenciais é Helichrysum, um estudo publicado no International Journal of Aromatherapy demonstrou ser capaz de diminuir a dor muscular, melhorar a circulação e apoiar a cicatrização do tecido nervoso o que torna o tratamento natural e eficaz para a fibromialgia. 



2. Artrite


A artrite pode ser causada pela idade ou por pré-disposição genética. Em geral ataca grandes e pequenas articulações em associação com manifestações sistêmicas como rigidez matinal, fadiga e perda de peso.A dor crônica causada pela artrite pode até gerar uma depressão secundária intensa, e isso fez com que pesquisadores fizessem um estudo em 2005 com o uso de óleos essenciais para ajudar a aliviar os sintomas depressivos associados com dor artrítica. O estudo utilizou lavanda, manjerona, eucalipto, alecrim e hortelã-pimenta em uma mistura de óleos de massagem em um total de 40 pacientes. Após a utilização dos óleos com uma massagem nas áreas dolorosas, tanto a dor como a depressão diminuíram.



3. Doença Inflamatória

A inflamação está no centro das condições mais dolorosas, desde lesões até doenças crônicas. Óleos anti-inflamatórios são ferramentas importantes para combater a dor, veja abaixo alguns óleos essenciais que se destacaram em estudos que comprovam a sua ação anti-inflamatória.

Um estudo realizado por um pesquisador Koreano em 2015, revelou a atividade (in vivo) analgésica e anti-inflamatória do óleo essencial de lavanda, demonstrando seu importante potencial terapêutico.

Testado no laboratório, o óleo essencial de Melissa (erva cidreira) tem mostrado ser eficaz contra a inflamação e inchaço.Por tanto, para alívio da inflamação, uma mistura dos óleos essenciais de lavanda com melissa em um óleo de massagem aplicado na área dolorosa pode auxiliar na diminuição da inflamação e consequentemente da dor. 

Quer aprender mais sobre esse assunto? Ou então quer aprender a fazer diferentes combinações para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como diabetes? Você sabia que os óleos essenciais também podem agir na redução de rugas e rejuvenescimento facial?

Eu vou te fazer um convite: se você quer aprender a fazer outras receitas com esses produtos 100% naturais pra te ajudar com dores no corpo, dores de cabeça, estresse, ansiedade, insônia, TPM, pressão alta, problemas intestinais entre outros clique no botão aqui em baixo para assistir um vídeo e aprender mais.
                                                                          

Sobre a autora:

Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.
Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados pelos de estudos científicos referendados abaixo. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde. 


http://www.cdc.gov/arthritis/basics/fibromyalgia.htm
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23551212
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25238714
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22517298
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15778570
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/11840435
http://www.mdpi.com/1420-3049/21/1/20/htm