Óleos Base

Por Cris Marcondes

 Neste artigo, você vai aprender sobre:

1.  Quando Usar Óleos Base

2.  4 Categorias de Óleos Base a ser Conhecidas

3.  Como Usar um Óleo Base

Ao ler sobre óleos essenciais - seja você novo para óleos essenciais ou procurando novas receitas de misturas - você verá muitas vezes uma base, ou óleo base incluído na discussão, ou verá a menção de diluição. Então, o que é um óleo base, e como você sabe qual deles usar?

óleo base é um extrato gorduroso, geralmente pressionado a frio da sua fonte. Alergias individuais a parte, um óleo base não é susceptível de causar sensibilização e, portanto, torna-se um excelente meio para dispersar o óleo essencial mais concentrado em sua pele.

Os óleos base são nutritivos e possuem propriedades curativas próprias, portanto, na sua descoberta de óleos essenciais, não se esqueça de levar algum tempo para aprender sobre suas opções para óleos base também.

Quando Usar Óleos Base?

Antes que você pergunte - sim, os óleos base são necessários! Uma vez que você pega o jeito, adicionar seus óleos essenciais a uma base primeiro não é trabalho extra e, em troca, você está realmente ampliando a eficácia da sua aplicação de cura.

Pode parecer avesso dizer que diluir uma substância a torna mais eficaz, mas neste caso é verdade. Aplicações de óleo essencial sem uma base (chamadas aplicações "puras") colocam o óleo diretamente sobre sua pele. Algumas coisas a se notar acontecem aqui:

1. A pele pode ser sensível ao óleo concentrado, distraindo o corpo dos benefícios curativos que devem ocorrer.

2. O óleo essencial pode simplesmente assentar na superfície da pele, enquanto que os lipídios de uma base podem levá-lo aos poros.

3. Você não pode massageá-lo ou dispersá-lo em espaços maiores.

4. Um óleo puro ingerido pode se agarrar às membranas mucosas e nunca chegar ao local de aplicação pretendido.

Embora existam casos em que o óleo puro é aceitável - óleos suaves ou óleos sob a supervisão de um aromaterapeuta treinado - sua melhor aposta é diluir os óleos essenciais em uma base toda vez.

Sem óleos essenciais, você também usará óleos base como a base da maioria das preparações herbais DIY (Faça Você Mesmo), desde loções até pomadas. Comece com os óleos base mais acessíveis, depois trabalhe através de outros enquanto aprende seus benefícios e usos ideais.


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4 Categorias de Óleos Base a ser Conhecidas

Lojas de produtos herbais, lojas de alimentos saudáveis e lojas de suprimentos on-line irão te oferecer dezenas de óleos base para escolher. Não se confunda com as suas opções! Os óleos base são relativamente simples de entender e, para a maioria das preparações, você realmente não erra.

Vamos explicar os mais comuns dos óleos base aqui, mas se você encontrar um sobre o qual você não tem certeza, e que não é descrito aqui, aproveite o tempo para pesquisar e aprender o que é e o que faz. A autoeducação pode não nos ensinar tudo, mas pode nos levar a um longo caminho se o perseguirmos.

1. Óleos Iniciantes: Oliva e Coco

O melhor lugar para começar é no início, e para preparações DIY (Faça Você Mesmo) aromáticas e herbais, o melhor é em sua própria cozinha. Realmente, se retornarmos para Hipócrates, incentivando-nos a encontrar nossos remédios em nossa comida, a cozinha tem sido o ponto de partida para muitas gerações!

Vamos passar um tempinho nestes dois, pois é provável que você comece com estes óleos base e preparações tópicas diluídas antes de se ramificar para outros óleos base.

  • Óleo de Oliva – Quase indubitavelmente na sua cozinha, pois é provavelmente o óleo culinário e base mais utilizada por aí. Por ser muito usado, no entanto, pode ser adulterado com óleos de girassol e milho de cor semelhante. (1) Mais uma vez, somos lembrados de verificar cuidadosamente nossas fontes de produtos! O óleo de oliva extra virgem - que é prensado a frio e minimamente processado - é o ideal, e será de uma cor verde-clara com um aroma espesso. Às vezes, o aroma pode ser desagradável, então você vai querer escolher o óleo de oliva ao fazer uma mistura ou preparação altamente aromática. Em 2015, ocorreu um estudo duplo-cego, aleatório, no qual o óleo de oliva foi usado em pacientes diabéticos com úlceras nos pés. Após quatro semanas de tratamento, os pacientes que receberam tratamentos tópicos de óleo de oliva apresentaram úlceras menores e menos pronunciadas do que aqueles que receberam placebo ou nada. O uso de óleo de oliva como base pode agregar efeitos calmantes e curativos nas suas diluições e preparações.

  • Óleo de coco – Uma gordura saturada extraída de cocos, que são na realidade sementes gigantes. O óleo é conduzido à pele facilmente com muito pouco resíduo gorduroso, levando os óleos que você misturou com ele. Mesmo sem nada misturado, o óleo de coco mostrou aumentar o processo de cicatrização de feridas. Você provavelmente já usa o óleo de coco regularmente; sua popularidade recentemente provocou piadas na Internet sobre o quanto você pode fazer com o óleo de coco: arrumar o seu cabelo, o seu orçamento, arrumar tudo o que é significativo... As piadas, é claro, estão enraizadas na realidade, tirando sarro da gama quase cômica de coisas que você pode fazer com o óleo de coco.

A maneira como o óleo de coco é processado afetará seus usos. O óleo de coco prensado a frio (virgem, extra virgem) reterá o aroma de coco e ficará sólido quando em temperatura ambiente ou mais fria. O óleo de coco processado com calor não terá sabor e aroma de coco, e o óleo de coco fracionado (o mais processado das opções) não se tornará sólido. A tendência a se solidificar pode ser boa ou ruim para as suas preparações - para diluições rápidas, às vezes é bom misturar o óleo essencial com um óleo de coco semissólido e, em seguida, ser possível esfregar em uma preparação rápida porque aquece sua pele.

  • Óleo de Coco Fracionado – Literalmente uma fração do óleo de coco - sendo que todos os triglicerídeos de cadeia longa foram removidos - óleo de coco fracionado é um emoliente leve que é imprescindível para a pele seca ou sensível. Também referido como OCF, ele fornece uma barreira efetiva sem obstrução de poros e deixa sua pele suave e nunca oleosa. É considerado o óleo mais rentável porque nunca vai ficar rançoso. Na verdade, alguns fornecedores afirmam que podem ser misturados com outros óleos base (mais caros) para ampliar sua vida útil. É incolor e inodoro, e incorpora perfeitamente os outros óleos sem alterar o seu aroma, aparência ou eficácia.

Escolha estes para: Diluições rápidas com o que você tem à mão; melhoria da cicatrização da pele; uso em uma bebida ou preparação culinária.

2. Óleos de Castanha & Semente: Amêndoa e Jojoba

Esses óleos provavelmente não estão na sua cozinha para cozinhar, mas eles ainda são muito comprados, fáceis de trabalhar e fontes ricas de nutrientes para a saúde da pele. Se você está pronto para dar um passo além da sua despensa, estes óleos são um bom lugar para começar.

  • Óleo de Amêndoa – Muito suave em aroma e sabor, o óleo de amêndoa é um nutriente denso e versátil. O óleo de amêndoa é uma boa fonte tópica de vitaminas A & E, aumentando os muitos benefícios nutricionais que as amêndoas têm simplesmente como alimento. Os usos tradicionais indicam o óleo de amêndoa para condições de pele seca, como a psoríase e eczema, e seu nível de nutrientes e capacidade de penetrar na pele parece sustentar esse uso. Como emoliente, o óleo de amêndoa pode ser calmante para peles feridas.

  • Óleo de Jojoba – Se você ainda não ouviu falar de jojoba (ou ouviu pronunciar), é jo-JÓ-ba que você está procurando. Derivado das sementes, a jojoba é na verdade classificada como um líquido, o que adiciona outro nível à escolha do seu óleo base. Ele não se solidifica tão rapidamente como o óleo de coco, mas a consistência é adequada para penetração profunda e hidratação. A jojoba tem uma excelente vida útil, o que é perfeito para armazenar, até que você precise para pequenas preparações de diluição. Foi estudado para propriedades anti-inflamatórias, capacidade de cicatrização de feridas e eficácia em tratamentos de máscara facial para acne. (567)

Escolha estes quando: A pele está seca ou inflamada; os nutrientes estão faltando; versatilidade e facilidade de uso são desejáveis.

3. Óleos de Frutas: Damasco, Abacate e Semente de Uva

Fácil de lembrar graças ao básico em uma cozinha, esses óleos geralmente vêm das sementes de seus respectivos frutos, como é o caso dos outros óleos base. Essas opções são tão baratas e acessíveis quanto elas são versáteis.


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  • Óleo de Damasco – Disponível como bagaço obtido por pressão ou prensado a frio; a diferença é simplesmente textura e preferência. O perfil dos nutrientes do óleo de damasco também inclui vitaminas E e A ou, pelo menos, o precursor de carotenoides para a vitamina A. É comestível, além de benéfico, por via tópica. (8) Por ser tão incrivelmente suave quanto nutritivo, o óleo de damasco é uma boa opção para aplicações que irão cobrir uma boa quantidade de pele ou que serão altamente aplicadas em crianças.

  • Óleo de Abacate – O abacate como fruta é uma das melhores fontes de gordura e nutrientes (e preparações!) que você pode encontrar. O próprio óleo, como você pode imaginar, é um emoliente, tirado da polpa suave ao redor do caroço. Uma exceção ao óleo típico derivado da semente, o óleo de abacate é rico em nutrientes e excelente na penetração da pele. Em outro ensaio em animais, este ocorreu em 2008, o óleo de abacate também encontrou boa capacidade de cicatrização de feridas. Antes de elaborar o estudo, os pesquisadores observaram que o óleo é "rico em ceras nutrientes, proteínas e minerais, assim como as vitaminas A, D e E... uma excelente fonte de enriquecimento para a pele seca, danificada ou rachada". (9)

  • Óleo de Semente de Uva – Também um óleo culinário, o óleo de semente de uva é usado de forma tópica por sua textura leve e falta de resíduo. Uma vez na pele, a semente de uva é outro óleo verificado por suas contribuições no cuidado e cura de feridas. (10) Os altos níveis de conteúdo de ácidos graxos e antioxidantes no óleo de semente de uva contribuem para grande parte da sua composição benéfica. (11) Sem o peso de óleos mais saturados, a semente de uva faz uma aplicação tópica mais limpa com uma película menos oleosa.

Escolha estes quando: Criar um óleo de massagem; procurar hidratação profunda; criar protetores labiais e bálsamos.

4. Óleos Essenciais de Ácidos Graxos: Borragem e Prímula da Noite

Enquanto a maioria dos óleos base que falamos e os que estão no mercado são fontes decentes de ácidos graxos essenciais, alguns óleos são considerados boas fontes desses nutrientes vitais.

  • Óleo de Borragem – Extraído das sementes de uma erva perene florida, o óleo de borragem é uma potente fonte de ácidos graxos essenciais ômega-6. Embora normalmente tomemos ômega-3 para combater o equilíbrio insalubre de ácidos graxos essenciais que a nossa dieta oferece, o óleo de borragem como uma fonte natural é uma história diferente. O ômega-6, na sua raiz, é realmente um anti-inflamatório como o ômega-3, o que provavelmente contribui para os benefícios tópicos do óleo de borragem. É no consumo excessivo de porcarias (as chamadas junk foods) e a falta de equilíbrio nos ômegas que começamos a ver problemas. O óleo de borragem foi utilizado para dermatite e outras preparações anti-inflamatórias. (12)

  • Óleo de Prímula da Noite – Seu nome é dado por causa das flores que só abrem à noite. O óleo de prímula da noite é um óleo mais delicado que deve ser prensado a frio, refrigerado e não deve ser adicionado a quaisquer preparações de calor. Tipicamente, a prímula da noite é consumida em forma suplementar ou culinária, e desses usos, é altamente pesquisada e avaliada por seus benefícios como fonte de ácidos graxos essenciais. Para uso tópico, os resultados parecem ser semelhantes aos da borragem: efeitos anti-inflamatórios que aliviam erupções como dermatite. (13)

Embora estes sejam óleos culinários, já recebemos grandes quantidades de ômega-6 na dieta. Seja cauteloso com a ingestão culinária a longo prazo sem orientação profissional.

Escolha estes quando: Resolver a inflamação tópica; a deficiência/ desequilíbrio de ácidos graxos essenciais for um problema.

Como Usar um Óleo Base

Para fins de diluição simples, comece com pequenas quantidades de óleo base e trabalhe até você se sentir confortável e tenha maneiras higiênicas de armazenar sua mistura. Coloque sempre as misturas em recipientes desinfetados pelo calor, especialmente se elas irão permanecer lá por qualquer período de tempo.

Comece com 1 colher de chá de óleo base, o que equivale aproximadamente a 60-100 gotas. Uma vez que é óleo o que estamos lidando, a suposição é que ele estará mais próximo de 60 do que 100. Você pode presumir 100 para segurança extra e diluições simples (1% = 1 gota), ou você pode calcular com base no mais generoso (e provavelmente mais preciso), 60.

Guia de diluição rápida:

  • 1% = óleos essenciais, pele sensível

  • 2-4% = diluição típica

  • 5%+ = maior concentração, óleos leves, área superficial pequena (por exemplo, tratamento para manchas de acne)

Misture o óleo essencial na base, depois aplique como indicado. E é isso! Você diluiu com sucesso seu óleo essencial e desfrutou o benefício adicional de um óleo base nutritivo.

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Você sabia que os óleos essenciais também podem ser usados para ajudar nos casos de dores, inflamações, infecções na pele, problemas respiratórios ou disfunções metabólicas como a diabetes?

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Sobre a autora:


Cris Marcondes é farmacêutica e atua há 11 anos chefiando equipes de desenvolvimento de medicamentos em multinacionais da área farmacêutica. 
Há 5 anos começou a estudar e a desenvolver diversas fórmulas com óleos essenciais para uso pessoal – óleos relaxantes, cremes e sabonetes terapêuticos, aromatizantes para o sono e diversos produtos para seu marido e filho.Hoje divide seu tempo escrevendo sobre suas experiências e ensinando outras pessoas a melhorarem suas vidas com óleos essenciais.


As informações fornecidas neste artigo foram retiradas da experiência da autora e embasados por estudos científicos referendados. São de caráter informativo e não se destinam a substituir tratamento de seu médico ou de outro profissional de saúde.


Fontes:

  1. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3289865/

  2. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4428202/

  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20523108

  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20129403

  5. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/15629254

  6. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21211559

  7. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22585103

  8. http://nopr.niscair.res.in/bitstream/123456789/14818/1/

  9. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/18376654

  10. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21305631

  11. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25212146

  12. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20579590

  13. https://umm.edu/health/medical/altmed/herb/evening-primrose-oil